segunda-feira, 28 de março de 2011

Balanço de Queima para Queima


Ao "folhear" este blog impertinente e de mau gosto, dei de caras com um post antigo, relativo á festividade coimbrense conhecida como Queima das Fitas. Senti imediatamente um fluxo de nostalgia a subir pelo meu corpo, que me havia percorrido totalmente ainda antes de acabar de ler o primeiro parágrafo. Quase dois anos passaram desde esse post. Muita coisa mudou. Muita coisa mantém-se inalterada e muito provavelmente inalterável. Tenho confiança no futuro. Que traga concretização, mas também controvérsia – acredito que uma refeição qualquer deve ser sempre temperada, e ás vezes o tempero certo é aquele que se pensa ser o menos indicado (imensos doces que nós todos adoramos apesar de parecerem estupidamente doces, levam algum sal com o intuito de equilibrar o travo, levando a um sabor mais cheio e guloso, apesar de não favorecer muito a saúde…).
Lembro-me como se o tivesse vivido esta tarde. Muito poucos eventos partilham da presença e lucidez na minha consciência como a Queima de 09. Conheci pessoas que mais tarde tiveram um papel importante na minha vida e que me marcaram positivamente, graças principalmente a debates pseudo-intelectuais de natureza introspectiva que de certa forma, proporcionaram uma aprendizagem intuitiva e recheada, apesar de oferecerem pouca claridade e rigor no processo de absorver conhecimento. Talvez seja essa falta de precisão o cancro da minha intelectualidade. Não posso afirmar que tal seja derivado do meu uso abusivo de drogas para fins recreativos, pela simples razão de tal não ser frequente ao ponto de me obscurecer a racionalidade de forma a esta ser tão pouco desenvolvida em relação ás minhas outras competências intelectuais (que nunca foram de bradar aos céus de qualquer maneira). Sendo assim culpo as muitas conversas que tive com amigos, nascidas de uma certa ignorância factual, dotadas no entanto, de um elevado índice de conhecimento empírico, obscurecido pelas emoções subjacentes á sua compreensão por parte do homem e ainda mais obscurecido pela sua partilha sob a forma de divagações. Culpo as também por me terem tornado num jovem adulto amargo, algo desinteressado pelo que me rodeia, assim como pelo que me há de rodear um dia mais tarde. Quando escrevi aquele post há dois anos atrás era um rapaz que sonhava acordado. Era muito imaturo, perverso, tudo em mim desde a roupa que vestia até ao que saía da minha boca era quase ao calha. Corrijo-me, tudo em mim era ao lado do quase ao calha. Era algo gozado pelos demais. Não apresentava grandes competências, tanto no papel como no espírito. No entanto era interessado pelo inatingível. Sabia que não era possível chegar ao céu, mas era gajo para me equilibrar em cima de um muro por mais apertado que fosse, na tentativa de chegar um pouco mais perto (era mais ou menos isso que fazia nos muros que rodeavam a casa do meu Avô. Subia forçosamente para cima deles e, empunhando uma almofada tirada furtivamente do quarto do meu tio Luís, deitava-me para mirar o céu).
Tal como referi, as coisas não mudaram tanto como imaginam. Ainda não tenho barba que leve gaiatos a nutrir inveja. Ainda sou estupidamente magro. Ainda toco guitarra todos os dias. Ainda uso um chapéu diferente por ano lectivo, apesar de me ter cansado de os usar todos os santos dias. Ainda sou heterossexual. Ainda sou danado para beber. Ainda e agora mais do que nunca, sinto o apelo da liberdade e da liberdade de expressão através da música. Quero subir á estátua do leão, aquela erigida em homenagem de um tal de nome Camões, e sentir me estúpido por necessitar tanto de fazer algo tão parvo para me sentir bem como dantes. Quero ser inconsequente e parvo, quero ir para a aventura, quero conhecer pessoas, quero conhecer mais e viver mais! Upa, upa, upa, upa...
ipá
que se passa?!

que se passa comigo...?






(penso por instantes)







apercebi-me que se trata de...














Muito esforço para atingir algo que racionalmente catalogo como supérfluo e breve...














Quantas mais linhas preciso eu de ocupar sem nelas escrever para declarar a minha insipiência de espírito para ir em frente com tais planos? Não quer dizer que não me queira esforçar e que não vá fazer para que as minhas ambições espirituais tomem forma. Já sei...se calhar estou a tornar-me num adulto. Um ser que cautelosamente mede distâncias eficientemente, de forma a percorrer o caminho que lhe prometa o menor desatino. É talvez aqui que resida a diferença mais significativa entre a minha perspectiva do presente e a minha perspectiva do passado. Em tempos dava menos importância a distâncias. Era mais humilde, sonhador e lutador, apesar de tolo e imaturo.
Mal posso esperar para a Queima das Fitas 2011. Farei por lhe sobreviver por pouco e que quando tudo acabar, eu deseje que o ano passe depressa para dar lugar a outra, tal como há dois anos atrás...mas tudo á luz da minha perspectiva actual. Que chegues depressa Queima das Fitas 2011. Que dês lugar a momentos inesquecíveis que nos façam brindar a Coimbra, pois és o seu maior orgulho!

2 comentários:

  1. .Tinhas de voltar a postar…
    Não és o mesmo a escrever desde há dois anos atrás, nem nada que se pareça. Parece que a palavra "patareca" deixou de constar do teu vocabulário!
    Estás realmente a evoluir e a tornar-te um menino crescido. Já nem a tua pseudo-barba é a mesma; já começa a picar (mas pouco)! Ainda sinto falta de maturidade em certos aspectos (é, pois…), mas o tempo e o espaço vão ocupar-se de tratar do assunto. Digo isto, mas eu há dois anos não sabia da existência de um Giovani.
    O Rapaz Maroto não vai desaparecer nunca, mas agora já consegues conciliar o primeiro com o Rapaz Responsável. Tem de haver sempre um balanço!
    Não estava à espera que postasses nada por agora (nem referiste que o farias). Eu percebo que o efeito-surpresa seja bom de vez em quando!
    Até hoje, ainda só tive oportunidade de festejar a Queima das Fitas uma vez, a de 2010. Parece que cheguei tarde a esta cidade… Mas este ano lá estarei batida, tal como todos os verdadeiros estudantes desta Coimbra.
    Queima das Fitas 2011, venha ela!

    Até ao teu próximo post (sabe-se lá quando esse vai sair)!

    ResponderExcluir
  2. De longe o teu melhor post. Supera até o do Harry Potter. Muito bem Rapaz Maroto, muito bem mesmo!

    ResponderExcluir